Vantagens das Cortinas de Contenção

Também chamadas de cortinas pré-fabricadas, as cortinas de contenção são uma alternativa a tradicional cortina maciça, mas com uma vantagem, elas oferecerem maior rapidez na execução. Cortinas de contenção incorporam a armadura e são formas para enchimento, não necessitando de acabamento.

A utilização em obras de contenção em edifícios que possuem subsolos ou terrenos com taludes e encostas é um bom exemplo de aplicação de cortinas de concreto pré-moldado.  É frequente a utilização de cortinas de contenção em edifícios urbanos que contenham estacionamentos.

As cortinas de concreto pré-moldado são uma nova técnica desenvolvida com o objetivo de redução de custos. Sua principal vantagem é a industrialização do processo construtivo, fazendo com que as etapas se tornem apenas um processo de montagem.

Após a escavação do subsolo, deixando no formato de uma caixa para construir o edifício, inicia-se os trabalhos de contenção com as cortinas de concreto pré-moldado, que podem ser caracterizadas por placas de concreto pré-moldadas, placas duplas, que dispensam o método antigo de contenção de pranchas de madeiras colocadas por trás dos perfis metálicos.

No mercado o uso mais comum das cortinas de concreto pré-moldadas são os painéis de placas duplas. São caracterizados por um elemento de concreto pré-moldado, com armação semelhante a laje treliçada. É uma peça de fácil manuseio que dispensa o uso de equipamentos para locomoção. As faces possuem espessura de aproximadamente 3 cm e possuem uma armação treliçada formando uma peça única.

As peças são instaladas entre os perfis metálicos previamente cravados, constituindo a cortina de contenção. Após a montagem das peças, o vão interno, que pode variar de 7 a 27cm é utilizado concreto fck 20 MPa – slump 20 +- 2.

A escavação ocorre simultaneamente com a montagem das cortinas de contenção, até concluir todo o perímetro da obra, que deverá avançar até a cota da próxima laje. As cortinas são travadas na armação das lajes de cada subsolo e do térreo.

O trabalho é bem ágil, tornando uma sequência construtiva continua. O resultado final é uma obra limpa e  com acabamento aparente, graças à paginação das placas, garantindo um ótimo aspecto estético.

A utilização do sistema de cortinas de contenção em concreto pré-moldado é possível sempre que o projetista estrutural prever edifícios com subsolos com utilização de perfis metálicos.

 

Confira as Cortinas de Contenção da Eco Verde clicando aqui.

Share This Post

Shopping Cart